sábado, 24 de agosto de 2013

Dieta das proteínas Prós e Contras

A dieta das proteínas foi criada nos Estados Unidos na década de sessenta, e desde então muitas pessoas foram beneficiadas, melhorando a sua qualidade de vida  .

 A famosa Dieta Dukan é o exemplo perfeito das dietas das proteínas.

Princípio da Dieta das Proteínas



Esta dieta, tal como outras  dietas deve ser feita  sob supervisão médica e durante um tempo muito curto. Ela é destinada a pessoas que precisam perder peso rapidamente ,por exemplo para uma cirurgia.

A dieta  das proteínas  também pode ajudar aqueles que precisam de um "empurrãozinho" para começar a sua perda de peso. As necessidades de  Nutrientes essenciais são cobertas apesar do muito baixo aporte de calorias (500 kcal).

Muito diferente de outras dietas, a das proteínas não tem restringe o consumo queijos industrializados, presunto, salame, manteiga, ovos e carne vermelha. Os proibidos são os alimentos que possuam farinha, ou outro tipo de carboidrato, como pães, macarrão, leite e amêndoas. Nesta dieta não é permitido beber iogurte, achocolatados e bebidas alcoólicas. O mais indicado para se beber são o chá e o café.

As refeições consistem principalmente em  alimentos ricos em proteínas ou em misturas de pó contendo, proteínas, vitaminas e minerais. As Frutas e vegetais autorizados fornecem as vitaminas e minerais necessárias.






Pontos a favor da dieta das proteínas



- Os resultados são imediatos e espectaculares! A eficácia  é óbvia dada a baixa ingestão de calorias. A perda de peso pode chegar  até 5 kg na primeira semana e ultrapassar 12 kgs num mês.
- Perda de gordura, mantendo a  massa muscular (Os Culturista utilizam muito este tipo de dieta)
- Falta de apetite (devido ao aumento  de corpos cetônicos no organismo).
- Sensação de bem-estar (efeito psico estimulante dos  corpos cetônicos).
- Facilidade de implementação.


Pontos contra da dieta das proteínas



- Uma  restrição alimentar tão severa , não seguida por um medico, não pode ser considerada nem aconselhada : o risco de desnutrição e de acidentes seriam muito graves.
- Dores de cabeça: podem ocorrer em 10% dos pacientes durante os primeiros dias da dieta e deverá ser  tratada com analgésicos.
- Perturbações menstruais: possíveis no inicio da dieta, o estrogénio é parcialmente sintetizado por adipócitos (redução do tecido adiposo forçando o corpo a adaptar-se ao inicio do tratamento).
- Obrigação de uma supervisão médica e de muitos suplementos de vitaminas e minerais.
- Fadiga do coração, e trabalho extra por parte dos os rins.
- Forte risco de recuperação do peso se não houver um grande cuidado na manutenção do peso.



Se gostou, partilhe com seus amigos e deixe seu comentário. 


Sem comentários:

Enviar um comentário